Interessam-me os actos humanos, não para rir-me deles, nem para deplorá-los, nem sequer para os detestar, mas simplemente para compreendê-los. (Baruch Spinoza)
17/01/09
ENAMORAMENTO
O que é o enamoramento? É o estado nascente de um movimento colectivo a dois. Esta definição coloca o problema do enamoramento de um modo novo, segundo uma óptica diferente daquela que nos foi transmitida pela psicologia, pela sociologia e pela própria arte. O enamoramento não é um fenómeno quotidiano, uma sublimação da sexualidade ou um capricho da imaginação, nem tão-pouco um sentimento sui generis inefável, divino ou diabólico, antes pode ser inserido numa classe de fenómenos já conhecidos, os movimentos colectivos. Entre estes tem certamente a sua individualidade muito própria, isto é, não pode ser confundido com outros tipos de movimentos colectivos, como a reforma protestante, o movimento estudantil, ou o feminista. Contudo, entre estes e o enamoramento há um parentesco muito próximo, as forças que se libertam e que actuam são do mesmo tipo, muitas das experiências de solidariedade, alegria de viver, renovação, são análogas. A diferença fundamental está no facto de os grandes movimentos colectivos serem constituídos por muitíssimas pessoas e estarem abertos ao ingresso de outras mais. Contrariamente, o enamoramento, sendo embora um movimento colectivo, nasce apenas entre duas pessoas, e o seu horizonte de dependência, qualquer que seja o valor universal que possa desencadear, está vinculado ao facto de ser completo com duas únicas pessoas. Durkheim, falando dos estados de efervescência colectiva, escreve: «O homem tem a impressão ser 'dominado por forças que não reconhece como suas, que arrastam, que ele não domina. Sente-se transportado a um mundo diferente daquele em que decorre a sua existência privada. A vida aqui não é somente intensa, mas qualitativamente diferente. Ele desinteressa-se, esquece-se de si próprio, dá-se inteiramente aos fins comuns. Esta vida superior é vivida com tão forte intensidade e de forma de tal modo exclusiva que ocupa quase completamente as consciências, das quais afasta mais ou menos completamente as preocupações egoísticas e vulgares». Durkheim, quando escreveu estas palavras, não pensava minimamente no enamoramento, tinha em mente a Revolução Francesa e outros grandes episódios revolucionários. Na realidade, a experiência que descreve é muito mais prolixa. Encontramo-la nos grandes processos históricos, como a Revolução Francesa, o desenvolvimento do cristianismo ou do Islão, mas também em outros movimentos de pequenas dimensões. Todos os movimentos colectivos, na sua fase inicial, têm estas características. O facto curioso é que as palavras de Durkheim possam ser aplicadas também ao enamoramento.
Sendo uma revista do publicado, este blog tem como objectivo operacionalizar conceitos sociológicos que integram o programa da disciplina no ensino secundário em Portugal. Constituindo uma base de dados de documentos prioritariamente não téoricos, ele poderá ser utilizado, não só pelos alunos da Escola Secundária Sá de Miranda (Braga, Portugal) - para os quais foi inicialmente criado, como também por todos os aprendizes que queiram analisar factos sociais como factos sociológicos. Para tanto, a cada "post" estão associados conceitos que poderão ser um ponto de partida para uma uma reflexão ou discussão a mais científica possível de cada tema.
Religionline cede o passo ao SETE MARGENS
-
A partir desta segunda-feira, dia 7, às 7h07, o que fazíamos no
Religionline passa a estar em www.setemargens.com. Convidamos todas e todos
aqueles que vis...
OS OLHOS DE CAMILO
-
Meu artigo no mais recente As Artes entre as Letras:É bem conhecido que
Camilo Castelo Branco (1825-1890), o grande escritor português (muito
ligado ao Nor...
Um grande problema
-
Um grande problema é que aprendemos a usar as palavras como se tivessem
vida por elas-mesmas. Quer dizer, aprendemos que o bom e o mau existem em
si-mesmo...
ciganos II
-
*História*
Uma das teorias refere que os ciganos são oriundos da Índia sendo um povo
pacífico. Após a ascensão dos bárbaros, os ciganos mudaram-se para o ...
Fraca segurança social
-
Os portugueses são os cidadãos da ue mais insatisfeitos com o sistema de
segurança social nacional. Apenas um em cada 10 inquiridos considera que
este tem ...
A TURMA ULTRAPASSA OS 42 MIL ESPECTADORES
-
*[image: A Turma]A TURMA, de Laurent Cantet, Palma de Ouro no Festival de
Cannes, já foi visto por mais de 42 mil espectadores (42.060). *Um filme
obriga...
E porque estamos na Páscoa...
-
... vamos construír um óvulo que por revolução em torno do seu eixo maior
dará um ovo!
1. Desenhar uma circunferência de centro em C e nela marcar dois...
-
Para quem já votou, um enorme "obrigado", - atenção: este é o 2.º concurso
- é uma nova votação - verifica Para quem ainda não votou: Dá o teu voto a
Port...
Exame de Desenho A 2014
-
Enquanto as Artes Visuais não tiverem o seu currículo revisto, restituindo
horas fundamentais de História de Arte, repondo disciplinas como Teoria do
...
TORNEIO DE XADREZ DO NATAL
-
O Clube de Xadrez, realizou o Torneio de Natal no dia 17 de Dezembro.
Tivemos o grato prazer de receber a visita de alguns ex-alunos(as).
Tratou-se de um t...
Trump e a paz
-
Não acredito numa palavra de Trump, não acredito que queira a paz, nem que
lhe interesse minimamente o respeito pelo direito internacional. Quando
Trump...